in Escrita, Escritora

Experiência Wattpad

at
experiencia-wattpad

Eu já havia ouvido falar do Wattpad, mas nunca havia tido curiosidade de experimentá-lo. Este ano, entretanto, entrei na plataforma como uma curiosa, vi alguns livros e comecei a querer compreender mais sobre o funcionamento da mesma. Não me pareceu nada muito complexo, mas achei a ideia muito interessante e comecei a escrever por lá também.

O que é o Wattpad?

O Wattpad, em poucas linhas, é uma rede social na qual leitores e escritores podem interagir. Nessa plataforma, basta se inscrever para começar a escrever ou ler.

Existem diversos gêneros e a plataforma sugere leituras, conforme o que você vai vendo.

Além disso, como se trata de uma rede social, é importante você ter seguidores e que outros usuários leiam o seu livro, assim, quanto mais lida for sua obra, melhor será a sua classificação no ranking (sobre o qual falarei mais adiante).

Como leitor, você poderá comentar na obra (por parágrafos, inclusive) e poderá votar nos capítulos que você mais gostar. É um canal direto com quem escreve e a interação é super interessante.

Como escritor, você não precisa ter a obra completa para postá-la. A obra pode ser postada capítulo por capítulo e seus leitores são avisados sempre que há uma atualização. Isso é ótimo para quem gosta de escrever e eu, particularmente, tenho achado um ótimo exercício.

Ranking

Eu sou uma pessoa que gosta muito de competir e o ranking, pra mim, é uma das coisas mais interessantes do Wattpad. 

Existe no site um sistema que ordena as obras, dentro de suas categorias, e as mil primeiras são exibidas na página. Esse ranqueamento é feito a partir do quanto a obra é lida e votada diariamente. Sendo assim, a posição da obra muda todos os dias.

Minha obra, por exemplo, começou em #136 em Ficção científica. Aos poucos ela foi subindo e passou a ocupar os cinquenta primeiros lugares na semana seguinte. Agora está bem melhor. Hoje, no momento em que escrevo, Terra IV está em #15 em sua categoria.

Para vocês terem uma ideia do quanto o ranking muda, tirei alguns prints exibindo a posição da minha obra.

 

Essas oscilações causam muita ansiedade e o ranking depende do leitor. Então, não basta você publicar cem capítulos por dia, é preciso convidar pessoas para lerem e interagirem com sua obra. Mas como?

Vendendo o seu “peixe” (ou livro)

Primeiro, uma boa capa. Os leitores “compram” o livro pela capa sim. Não adianta! Eu iniciei a obra, em setembro, com uma capa bem simples. Quando investi um tempo no Photoshop e mudei a capa do livro, o número de leitores também aumentou. 

A seguir, a primeira capa.

 

Outra coisa importante é saber chamar leitores.
Pedir para verem seu livro comentando em outras obras é entendido como falta de educação, mas muita gente faz. Eu não sei se dá certo, pois nunca tentei.

Eu prefiro enviar mensagem diretamente para leitores que mostram interesse na categoria em que meu livro está. Para mim, desse jeito, tem dado certo.

Além disso, existem grupos e páginas no Facebook nas quais você pode divulgar sua obra também.

O que eu acho?

Eu tenho achado um exercício bem interessante escrever num contato direto com os leitores, mas a interação é bem menor do que eu imaginava. Muitos que lêem apenas votam, não fazem comentários.

As obras, que estão nas primeiras posições, não são as mais bem escritas. Geralmente são as que tem uma divulgação melhor. 

Existem muitas obras com erros gramaticais e falta de coerência e coesão. Além daquelas com falhas na trama. Isso me deixa um pouco irritada, mas encaro a plataforma como uma forma de experimentação para escritores iniciantes.

Eu, por exemplo, tenho usado a plataforma para escrever uma ficção científica, coisa que nunca fiz antes.

Sobre Terra IV

Minha obra, lá no Wattpad, é Terra IV. Segue o enredo e, para quem se interessar, segue o link.

Após a Terra ter sido destruída pela poluição e guerras biológicas, ocorreu o grande êxodo e os humanos partiram na tentativa de colonizar outros planetas.
Passaram-se mil anos desde que os humanos partiram e formaram quatro pequenas colônias, em planetas distintos. Cada uma dessas colônias, governada por um general e quatro comandantes, tem a missão de garantir novas colônias, até, por fim poderem voltar a Terra.
A chamada Terra IV acaba de mandar a segunda missão em busca de novos planetas. A colônia, cada vez mais super lotada, esteriliza todos os exploradores que saem em busca de novas terras e limita a um a quantidade de filhos dos servos, enquanto que os generais e comandantes estão livres para povoar a Terra.
Os filhos dos servos, em geral, são os que se tornam exploradores, porém, nesta nova expedição, Helena, a filha mais velha do General, se inscreve para fazer parte da expedição, desafiando o pai e buscando a verdade.

Quer conhecer a obra? Clica no link: Terra IV

Share:

Deixe seu comentário

3 Comments

  1. Wanessa . Site

    Parece bem legal, eu já criei uma conta lá mais nem uso tanto 🙁
    bj http://diadebrilho.com

    23 . Out . 2017
  2. Mayara Vieira . Site

    Não conhecia ainda, mas achei interessante. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    23 . Out . 2017
  3. Camila Faria . Site

    A plataforma é bem interessante, sem dúvida. Mas imagino que esse sistema de rankeamento privilegie sim quem faz uma divulgação melhor ~ o que não quer dizer necessariamente que a obra dele tem mais qualidade. Complicado, né? Mas bacana isso de interagir diretamente com os leitores. Um beijo!

    24 . Out . 2017

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *